
Foto: Lucas Diener
Caiado sobre transferência da capital do Estado para a cidade de Goiás: ‘Aqui nasceu Goiás’
Por Sabrina Santos
Nesta segunda-feira (25), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) transferiu a capital do Estado para a cidade de Goiás. O ato simbólico é retomado após hiato de dois anos devido à pandemia da Covid-19, marcando a celebração do 295º aniversário da antiga Vila Boa. A transferência simbólica da capital do Estado teve início no governo de Mauro Borges e se estendeu até o ano de 1978, quando foi revogada pelo governador Ary Valadão.
O ato só voltou a ocorrer em 1984, após a edição de uma nova Lei (nº 9.314, de 21 de junho de 1983) sancionada por Iris Rezende. Desde então, o evento ocorreu de forma ininterrupta até 2020, quando precisou ser suspenso devido à pandemia de Covid-19.Na mesma cerimônia, o chefe do Palácio das Esmeraldas também fez a transferência simbólica das sedes do Legislativo e Judiciário.
A importância desta transferência é para que você realce a história, dê conhecimento aos mais jovens de uma cidade mãe de todos os outros 245 municípios. Aqui nasceu Goiás, disse o governador. (…) Governar o Estado não é ato de personalismo, de apostar apenas nas suas decisões. É mais amplo, é resgatar a autoestima de um povo e a credibilidade de uma população.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025