
Foto> Reprodução
Pacheco e Lira se reúnem para destravar MPs; Câmara quer maior proporção de deputados em comissões mistas
Por Sabrina Santos
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PPL-AL) se reuniram nesta terça-feira (28) para discutir sobre o rito de tramitação das medidas provisórias. Após o encontro, Pacheco informou à TV Globo que houve avanço nas negociações com Lira e afirmou que a reunião foi “cordial”.
Além disso, o senador disse que vai levar para análise dos líderes no Senado a proposta da Câmara para resolver o impasse. Nessa segunda-feira (27), Lira destacou seus critérios para que um acordo se estabeleça. Entre as exigências do parlamentar, estão comissões mistas para análise das MPs que tenham prazo máximo – o que hoje não existe, e que a composição das comissões tenham uma proporção maior de deputados em relação aos senadores.
A única possibilidade de a Câmara admitir negociar, sentar, aceitar uma comissão mista é que ela cumpra o rito que as outras comissões bicamerais cumprem. Por exemplo, CMO [Comissão Mista do Orçamento], 30 deputados e 10 senadores. Congresso Nacional, 513 deputados, 81 senadores. A Comissão Mista Parlamentar de Investigação (CPMI) tem proporção que precisa ser obedecida. Por que só nas medidas provisórias um senador tem que valer por 6,5 deputados?.
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025