
Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília
Secretário de Segurança do DF apresenta plano de segurança para escolas e anuncia contratação temporária de policiais
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, anunciou nesta quinta-feira (13), em coletiva de imprensa, o plano de segurança para escolas e universidades da capital. A medida foi tomada após as recentes ameaças de ataques em unidades de ensino do DF e em todo o Brasil. Ao anunciar as ações de prevenção, Avelar afirmou que recebeu autorização para contratar policiais temporariamente e anunciou que dará andamento à proposta, com o intuito de ampliar a segurança e coibir a violência em 1,6 mil escolas públicas e particulares, além de creches, faculdades e universidades.
As medidas anunciadas para o garantir a segurança de professores e estudantes são: reforço do efetivo do Batalhão de Policiamento Escolar (BPesc); criação de novos canais de denúncia, e otimização do uso dos carros das corporações. De acordo com Avelar, as forças de segurança atuarão em conjunto as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Trânsito (Detran). O titular da pasta ainda reforçou que as equipes trabalharão dentro e fora das escolas, fazendo rondas nas proximidades dos colégios e visitas técnicas às instituições de ensino. Durante a coletiva, o secretário ainda fez um apelo as famílias de estudantes, pedindo para que os pais fiquem atentos e vistoriem as mochilas dos filhos.
Estamos autorizados a buscar contratações temporárias de policiais e vamos fazer. Não divulgamos o efetivo do batalhão escolar por questão de logística, mas temos reforçado os números com o efetivo do Detran e Corpo de Bombeiros. (…) Os pais, por favor, vistoriem as mochilas dos filhos. Esperamos poder compartilhar com os esforços das famílias. Fazemos um trabalho conjunto, no sentido de transmitir paz e segurança. Embora a gente perceba a preocupação, é preciso que a população entenda que todos os esforços têm sido feitos.
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025