
Foto: Renato Alves/Agência Brasília.
GDF: Celina Leão diz que policiais deverão fazer curso sobre violência contra a mulher
A governadora em exercício, Celina Leão (PP), afirmou nesta sexta-feira (5) que policiais e bombeiros do Distrito Federal deverão fazer curso de capacitação para atuar em casos de violência contra a mulher. A informação foi dada em entrevista concedida à coluna Grande Angular do Metrópoles. Em 2023, o DF registrou ao menos 33 casos de feminicídio, quase o dobro do ano anterior.
Ao comentar o recente caso do agente policial de custódia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Rodrigo Rodrigues, que agrediu duas mulheres, inclusive a delegada Karen Langkammer, Leão disse que o curso de capacitação para as forças de segurança também vai apoiar e identificar quem precisa de acompanhamento psicológico e que não pode estar com arma.
Seremos o primeiro, pioneiro e exemplo para o Brasil, a ter 100% das forças de segurança treinadas para essa questão das mulheres. (…) O curso de capacitação para as forças de segurança vai apoiar e identificar quem precisa de acompanhamento psicológico, quem não pode estar com arma. Tenho certeza de que isso vai mudar o primeiro atendimento, que é quando a mulher chega à delegacia, se 100% das pessoas passarem pelo curso.
Celina Leão, governadora em exercício do DF
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025