
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
NA LUPA: Jean Lima transforma EBC em panfleto da esquerda brasiliense
Jean Lima assumiu ano passado a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), antes exercida por Hélio Doyle, conhecido por dirigir campanhas da esquerda ao Palácio do Buriti. Antes, ocupou o cargo de coordenador adjunto de Articulação Intergovernamental, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (DF) e secretário-adjunto de governo na Secretaria de Governo do DF.
O que chama a atenção é a regionalização politiqueira que Jean vem dando à EBC, com ataques contundentes ao governo Ibaneis Rocha, sendo que a missão da empresa é divulgar as ações do governo federal, não produzir matérias negativas sobre administrações estaduais.
A comunicação do governo Lula vem sendo a pior, se comparada com os dois primeiros mandatos do presidente. Isso se deve à politização da pasta, conduzida por nomes que colocam interesses partidários acima do Estado. Além disso, a falta de perfis técnicos, que compreendam a relevância das redes sociais, vem prejudicando o modo de o governo fazer com que suas ações cheguem ao conhecimento de todas as camadas da população.
Foi o segundo nome que a esquerda brasiliense indicou à presidência da EBC. Enquanto isso perdurar, o papel da empresa será deturpado e estará a serviço de projetos que visam a eleição de 2026 ao Buriti, não à comunicação governamental institucional do Palácio do Planalto.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025