
Foto: Reprodução
Tebet diz que equipe econômica vai apresentar alternativas para Lula equilibrar as contas públicas
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou que a equipe econômica está desenvolvendo novas estratégias para ajudar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a equilibrar as contas públicas. Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (17), Tebet e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentaram ao presidente a situação atual dos subsídios a empresas, que representam 6% do PIB.
De acordo com a ministra, Lula ficou surpreso com o aumento desses subsídios, o que destacou a urgência de medidas para conter essa tendência. Durante o encontro, Tebet enfatizou a necessidade de uma análise detalhada dos números e de propostas concretas para a próxima reunião.
A equipe econômica apresentou gráficos e planilhas para ilustrar a evolução das despesas governamentais e seu impacto. Lula pediu uma avaliação abrangente para apresentar alternativas viáveis que possam substituir a renúncia fiscal tributária, financeira e creditícia, que atualmente totaliza R$ 646 bilhões.
Estamos falando da renúncia fiscal tributária, mas também das renúncias de benefícios financeiros e creditícios. Dá um total de R$ 646 bilhões.
Simone Tebet, ministra do planejamento
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025