
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF
CLDF celebra 10 anos da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) em sessão solene
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) homenageou nesta segunda-feira (2) os 10 anos da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) em sessão solene. O evento, transmitido pela TV Distrital e YouTube com tradução em Libras, destacou o papel da entidade no fortalecimento do jornalismo digital e na democratização da informação.
Na ocasião, o deputado Roosevelt Vilela (PL), autor da homenagem, ressaltou a importância dos portais de notícias para a democracia e a liberdade de expressão. Além de parabenizar os jornalistas que contribuem para a divulgação de fatos do cenário político local.
Reconhecer os portais de notícias significa reconhecer a importância do acesso à informação.
Roosevelt Vilela, deputado distrital
Além disso, o jornalista Fred Lima, conselheiro da ABBP e editor-chefe do portal Lupa Política, também discursou, recordando momentos marcantes da entidade. Em seu discurso, ele pediu uma salva de palmas para Francisco de Paula Lima Júnior, conhecido como professor Chico, um dos fundadores da associação, já falecido, e agradeceu a presença de Maria Célia Leão, mãe da vice-governadora Celina Leão, que representou a filha no evento.
Já o presidente da ABBP, José Fernando Vilela, agradeceu à CLDF e destacou o impacto da entidade no jornalismo digital ao longo da última década. Ele afirmou que a associação “se consolidou como verdadeiro pilar da comunicação digital, promovendo jornalismo ético e comprometido com a verdade”.
Encerrando a solenidade, Maria Célia Leão elogiou a trajetória da ABBP e reforçou o compromisso com a liberdade de expressão. “O dia que calarem os blogs, calam a voz do Brasil”, disse, emocionada. Ela leu uma mensagem de Celina Leão parabenizando a associação por sua contribuição ao fortalecimento da imprensa livre no Distrito Federal.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025