
Foto: Reprodução
Senado aprova projeto que protege FCDF de cortes; Ibaneis e Celina comemoram
O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 4.614/2024, em sua última sessão de 2024, garantindo que o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) fique fora do pacote de cortes de gastos do governo federal. Com 42 votos favoráveis e 31 contrários, o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), celebrou a decisão: “A capital pode respirar aliviada, graças a Deus e aos parlamentares que entenderam a importância do Distrito Federal”. Ele também criticou o governo federal, afirmando: “Espero não ter mais o PT contra o Distrito Federal” ao ser questionado sobre medidas para proteger o fundo de futuras alterações.
A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), também comemorou a aprovação. “O Senado é a casa do Brasil. Agradeço aos senadores que sempre apoiaram a capital da República”, declarou. Ela reforçou a importância de manter o diálogo com o governo federal para evitar novos ataques ao Fundo Constitucional.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025