
Foto: Reprodução
CÂMARA: Lira convoca líderes partidários em recesso após Dino suspender R$ 4,2 bi em emendas parlamentares
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião extraordinária com líderes partidários nesta quinta-feira (26), em plena vigência do recesso parlamentar. A decisão veio após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, suspender o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares e determinar à Polícia Federal a abertura de uma investigação sobre supostos desvios desses recursos.
A decisão de Dino, tomada na última segunda-feira (23), foi motivada por indícios de uso indevido de verbas públicas, com referências a apreensões de dinheiro em “malas, cofres e armários”. Além da suspensão dos pagamentos, o ministro abriu mão do recesso do Judiciário para acompanhar o andamento das investigações e possíveis desdobramentos.
Lira reagiu rapidamente ao bloqueio das emendas, convocando o encontro, que será realizado de forma semipresencial na Residência Oficial da Câmara, em Brasília. O presidente da Casa busca alinhamento com os líderes partidários para decidir os próximos passos diante do impacto financeiro e político da decisão.
A medida de Dino ocorre pouco depois da aprovação do pacote de corte de gastos no Congresso, que dependia da liberação de emendas para sua conclusão, ampliando as críticas do Legislativo ao STF.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025