
Foto: Renato Alves/ Agência Brasília
GDF: Ibaneis inaugura escola bilíngue em Libras-Português com presença de Michelle Bolsonaro
O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou, nesta sexta-feira (14), a Escola Integral Bilíngue Libras-Português do Plano Piloto, a segunda do Distrito Federal voltada para estudantes surdos e deficientes auditivos. O evento contou com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, conhecida por sua atuação em causas de inclusão para a comunidade surda.
A unidade, localizada na 912 Sul, tem capacidade para 145 alunos e estrutura de 1.624 m², com 17 salas de aula, espaços para arte, informática e leitura. Foram investidos quase R$ 5 milhões na construção, e as matrículas já estão abertas.
Ibaneis destacou a importância da escola para a inclusão. “Essa é uma obra iluminada, que atende aqueles que mais precisam, preparando crianças e adolescentes para um mercado de trabalho mais acessível”, afirmou.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou que a unidade atende uma demanda antiga da comunidade surda. “Vamos acolher alunos em todas as etapas da educação básica, de 0 a 18 anos”, disse.
A diretora Alliny Matos explicou que todos os professores são bilíngues e que a metodologia respeita a comunicação visual dos estudantes. “O conhecimento é trabalhado a partir da visualidade do aluno surdo”, explicou.
Com a nova unidade, o governo amplia a oferta de ensino especializado no DF. A primeira escola bilíngue foi inaugurada em Taguatinga em 2013 e atende estudantes da educação infantil ao ensino médio.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025