
Foto: Isac Nobrega
STF: Defesa de Bolsonaro pede afastamento de Dino e Zanin em julgamento sobre golpe de Estado
Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin sejam declarados impedidos de julgar a denúncia da Procuradoria-Geral da República sobre a tentativa de golpe de Estado. O pedido foi apresentado nesta terça-feira (25) e será analisado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.
A defesa argumenta que Dino e Zanin já moveram ações contra Bolsonaro antes de integrarem o STF, o que comprometeria sua imparcialidade no caso. Além disso, os advogados também pedem que o tribunal defina se o julgamento deve ocorrer no plenário, com a participação dos 11 ministros.
No documento, os representantes de Bolsonaro citam uma queixa-crime de Flávio Dino contra o ex-presidente, movida em 2021, e uma ação assinada por Cristiano Zanin quando ainda era advogado do atual presidente.
Ele [Zanin] observou que, ao atuar como advogado na campanha eleitoral de 2022, também apresentou um pedido de instauração de investigação judicial eleitoral pela Federação Brasil da Esperança contra o ex-presidente pelos mesmos motivos que deram origem ao recurso que estava em análise perante a Suprema Corte.
defesa de Bolsonaro
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025