
Foto: Agência CNI
ECONOMIA: Crescimento do setor técnico industrial brasileiro é impulsionado por jovens
O número de jovens entre 18 e 24 anos formados em cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e registrados no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) cresceu 1.594% nos últimos cinco anos. A marca indica a expansão de uma força de trabalho cada vez mais qualificada e disposta a ocupar espaço no setor industrial.
Segundo dados do Painel da Fiscalização do CFT, mais de 24 mil jovens recém-formados já fazem parte do quadro de profissionais ativos, dentro de um universo de 827 mil registros no País. A maioria é do sexo masculino (78,6%), mas o crescimento mais expressivo no último ano foi observado entre as mulheres: 57,3% de aumento nos registros femininos contra 51,9% entre os homens.
O número de registros de jovens profissionais técnicos teve uma escalada progressiva desde 2018, quando apenas 65 estavam registrados. Em 2024, o total já chega a 7.846.
Busca por registros cresce em todos os estados
Entre 2023 e 2024, o volume de registros de egressos do ensino técnico aumentou 53% em todo o Brasil, incluindo o Distrito Federal. Os jovens também lideram os índices de adimplência e de atividade profissional: 83,9% estão com as obrigações em dia e 9,8% exercem regularmente a profissão.
Áreas com maior adesão de jovens técnicos
Em 2024, as modalidades técnicas com maior número de registros entre homens foram Eletrotécnica (33,7%), Mecânica (18,1%) e Eletromecânica (12,2%). Entre as mulheres, destacaram-se Edificações (24,7%), Eletrotécnica (20%) e Mecânica (9,9%).
Demanda da indústria acompanha crescimento
O avanço dos registros ocorre em paralelo ao aumento da empregabilidade no setor industrial. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Observatório Nacional da Indústria (Sesi/Senai) apontam alta de 2,4% na contratação de profissionais técnicos nos últimos 12 meses. Segundo os institutos, áreas como automação, sustentabilidade e tecnologias da chamada Indústria 4.0 lideram a procura por mão de obra qualificada.
Apoio à valorização profissional
Para facilitar a inserção desses profissionais no mercado, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais oferece 90% de desconto na primeira anuidade e já aprovou dezenas de resoluções que definem atribuições e prerrogativas legais da categoria. A atuação do órgão também inclui fiscalização educativa e defesa do ensino técnico de qualidade.
A atual gestão do CFT, com mandato até 2026, mantém como prioridade a valorização da profissão e a proteção da sociedade por meio da regulamentação e do exercício ético da atividade técnica no Brasil.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025