
Foto: Reprodução
Temer propõe união de centro e direita em torno de candidatura única ao Planalto
O ex-presidente Michel Temer (MDB) articula um acordo entre os governadores Romeu Zema (Minas Gerais), Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás) e Ratinho Júnior (Paraná) para lançar um único candidato à presidência em 2026. A proposta é unir centro e direita e, com isso, tentar vencer no primeiro turno.
Segundo a coluna Radar, da revista Veja, a articulação prevê a criação do chamado Movimento Brasil. O grupo teria como base um programa comum, elaborado a partir das principais propostas dos quatro governadores. A ideia é apresentar esse documento em um evento nacional antes de se definir a chapa presidencial.
A estratégia de Temer prevê que nenhum dos nomes seja retirado de imediato da disputa. Todos continuariam a se posicionar como pré-candidatos, o que, na avaliação do ex-presidente, fortalece politicamente o campo que vai do centro à direita.
A proposta também busca evitar que os governadores se desgastem individualmente, uma vez que teriam como escudo o programa unificado. Apenas em um segundo momento, com base em critérios a serem definidos, o grupo escolheria quem vai representar a aliança na corrida presidencial.
Enquanto isso, o presidente Lula (PT) atua para atrair setores do centro e parte da direita ao seu campo de apoio. A movimentação evidencia que a disputa de 2026 já começou nos bastidores.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025