
Foto: Reprodução
CLDF: ‘Vocês erraram de alvo’, diz Jane Klebia após sofrer ataques
A deputada distrital Doutora Jane Klebia (MDB) reagiu com firmeza aos ataques sofridos nas últimas semanas e denunciou, em discurso na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o que classificou como tentativa de silenciamento por meio de violência política de gênero.
Primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na CLDF em mais de três décadas, a parlamentar afirmou que seguirá firme no mandato e reafirmou sua representatividade: “Tenho muito orgulho de ser a primeira mulher negra nesta Casa em mais de 30 anos de legislatura. Isso diz muito sobre os espaços que ainda são negados a mulheres como eu e sobre o incômodo que nossa presença provoca”, afirmou.
Durante a fala, Jane citou a Lei 14.192/2021, que combate a violência política contra mulheres, e cobrou sua aplicação. Eleita com mais de 19 mil votos em 2022, a delegada da Polícia Civil lembrou que sua atuação representa mães solo, mulheres da periferia, jovens e trabalhadoras invisibilizadas.
“Vocês erraram de alvo. Eu não me escondo. E quem tentar me calar, vai ouvir minha voz ainda mais alta e mais firme”, declarou.
Além da denúncia, a parlamentar ressaltou ações do mandato, como a destinação de recursos para saúde, segurança, infraestrutura e programas sociais em regiões administrativas do DF. Para ela, a resposta ao preconceito é o trabalho efetivo.
O pronunciamento terminou com um apelo aos colegas da Casa: “A violência política não fere apenas a mim. Ela fere a legitimidade de todos nós”, disse Jane, pedindo posicionamento diante das injustiças e defesa da democracia.
Depois da fala, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luis (MDB), se solidarizou com a colega e disse que a denúncia será enviada à Polícia Civil. A expectativa é que um inquérito seja aberto para investigar os ataques contra Jane e outros parlamentares do DF.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025