
Foto: Secom-GO
Caiado amplia consórcio do SAMU e reforça saúde regional em Goiás
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) reuniu nesta quinta-feira (10) prefeitos, secretários e vereadores de 60 municípios da região Centro-Norte de Goiás para ampliar a adesão ao consórcio regional que vai gerir o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A proposta faz parte da estratégia de regionalização da saúde e busca padronizar e agilizar os atendimentos de urgência no interior do Estado.
Atualmente com cinco cidades fundadoras, o consórcio já conta com 19 novas adesões em andamento. Durante o encontro, Goianésia formalizou sua entrada. A expectativa é consolidar o modelo ainda este ano.
Segundo Caiado, a nova estrutura garantirá atendimento qualificado mesmo nas regiões mais distantes. “Mesmo na divisa do Estado, em caso de acidente, o cidadão terá atendimento de primeira qualidade, com média e alta complexidade”, afirmou o governador.
O Estado vai investir R$ 25 milhões na estrutura da rede de urgência, com reforma do complexo regulador em Anápolis e aquisição de ambulâncias, motolâncias e aeronaves. O sistema será gerido de forma integrada, respeitando a autonomia dos municípios.
“O cidadão não quer saber se é do município, do Estado ou da União. Ele quer ser atendido com dignidade e respeito”, completou Caiado, ao defender o modelo como solidário, técnico e eficiente.
Da Redação
- GDF: Celina destaca avanço em centros de apoio a mulheres vítimas de violência - 14 de julho de 2025
- Com apoio de Caiado, Mitsubishi amplia atuação no Brasil e no exterior - 14 de julho de 2025
- Lula reúne ministros e define resposta política e diplomática ao tarifaço - 14 de julho de 2025