Foto: Reprodução

NA LUPA: Fred Linhares é comparado a deputado Fortunato, de Tropa de Elite 2

As comparações começaram nos bastidores da política local. O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) vem sendo chamado por alguns comentaristas de “deputado Fortunato”, personagem do filme Tropa de Elite 2. No enredo, Fortunato apresenta o programa Mira Geral, nome parecido com o Balanço Geral, da TV Record, comandado por Linhares no Distrito Federal.

Na ficção, o deputado Fortunato se destaca pela retórica agressiva contra autoridades na televisão, mas mantém ligações ilícitas com corruptos e com a milícia do Rio de Janeiro. A associação, ainda que feita de forma irônica, ganhou força após a revelação de que Fred destinou R$ 27,6 milhões em emendas parlamentares à Associação Moriá — maior valor entre os deputados do DF. No total, parlamentares da capital repassaram R$ 53 milhões à entidade.

Em nota, Linhares afirmou que sua atuação se limita à indicação dos recursos. Afirmou ainda que a análise, aprovação e execução dos projetos cabem exclusivamente ao governo federal, por meio dos ministérios competentes. Segundo ele, “o parlamentar não participa da contratação da entidade nem da execução do projeto, que é acompanhada pelos órgãos de controle interno e externo”.

No último dia 17, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, determinou a intimação da Advocacia-Geral da União (AGU), da Câmara e do Senado. Eles deverão prestar esclarecimentos sobre o repasse milionário à associação.

Na mesma decisão, o ministro fixou o dia 12 de agosto como prazo para que os Poderes Executivo e Legislativo comprovem a adoção de normas que garantam o repasse correto de recursos a entidades. A intenção é impedir que verbas públicas cheguem a instituições sem sede ativa, sem equipe técnica, sem atuação comprovada na área indicada ou sem histórico de trabalho no Estado beneficiado pela emenda.

Se a comparação com o personagem fictício se sustenta, apenas as investigações dirão. O que já se percebe é que a suspeita de desvio de verbas públicas pode ter impacto nas pretensões políticas de Fred Linhares.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *