
Foto: Reprodução
Lula e presidente da China reforçam parceria com assinatura de 37 acordos bilaterais
Nesta quarta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da China, Xi Jinping, formalizaram 37 acordos de cooperação, consolidando uma parceria que abrange mais de 15 áreas estratégicas. Entre os setores contemplados estão agronegócio, intercâmbio educacional, infraestrutura, tecnologia, energia, saúde e cultura. A iniciativa marca os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países e reforça o papel da China como principal parceiro comercial do Brasil.
A visita de Xi Jinping a Brasília ocorre após a participação do líder chinês na Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro, e destaca a importância da China como o maior parceiro comercial do Brasil há 15 anos. De janeiro a outubro deste ano, o comércio entre Brasil e China movimentou US$ 136,3 bilhões, garantindo um superávit de US$ 30,4 bilhões ao Brasil. Em 2023, Lula também esteve na China, reforçando os laços econômicos e políticos com o país asiático.
A relação entre Brasil e China é um exemplo de cooperação que traz benefícios mútuos em diversas áreas. Esses acordos reafirmam o compromisso de nossos países com o desenvolvimento sustentável, a inovação e o bem-estar de nossas populações.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Da Redação
- CÂMARA: Projeto relatado por Julio Cesar prevê aplicativo nacional de segurança pública - 4 de julho de 2025
- Com avanço no Nordeste, BRB assume folha de pagamento da Prefeitura de Maceió - 4 de julho de 2025
- GDF: Celina entrega certificados e lança capacitação digital - 4 de julho de 2025