
Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Ibaneis inaugura maior sistema de drenagem do DF
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou neste sábado (29) o Drenar DF, maior sistema de captação e escoamento de águas pluviais já feito em Brasília. A obra, que consumiu R$ 180 milhões, dobra a capacidade de drenagem da Asa Norte e promete eliminar alagamentos históricos na região.
Com 7,7 km de tubulação, o novo sistema começa próximo ao Estádio Mané Garrincha e segue até a L4 Norte, atendendo quadras entre a 902 e a 402. A rede cruza vias como a W3, o Eixão e a L2 Norte.
Na fase final da obra, está a bacia de detenção com 37 mil m², capaz de reter até 96 mil m³ de água. Além de combater enchentes, o reservatório contribui para preservar o Lago Paranoá.
Ibaneis afirmou que já trabalha na segunda etapa do projeto, mesmo sem previsão de concluir as obras durante seu mandato. Ele também citou o túnel de Taguatinga como outro marco de sua gestão.
A vice-governadora Celina Leão (PP) classificou o Drenar DF como exemplo de infraestrutura aliada à preservação ambiental e qualidade de vida.
“Estamos na fase de atualização dos projetos para fazer a segunda parte do Drenar DF. É uma obra que eu não vou entregar no meu mandato, mas que precisa ser feita para resolver todo o problema da Asa Norte. Temos que pensar na cidade daqui 20 ou 30 anos, e é esse o trabalho que nós temos feito no Distrito Federal”, concluiu Ibaneis.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025