
Foto: Reprodução
Programa Material de Construção é aprovado na Câmara Legislativa
A Câmara Legislativa do DF aprovou, nessa terça-feira (6), o projeto de lei 1652/2025, que cria o Programa Material de Construção. De autoria do Poder Executivo, o texto estabelece apoio financeiro a famílias desalojadas por situações de calamidade pública. O valor do benefício será de R$ 15 mil, destinado exclusivamente à compra de materiais básicos de construção.
A proposta foi aprovada em primeiro e segundo turnos e segue agora para sanção ou veto do governador. O auxílio será concedido a famílias com renda de até cinco salários mínimos e que morem no Distrito Federal há pelo menos cinco anos.
De acordo com o projeto, o benefício será destinado a vítimas de eventos como incêndios, chuvas intensas, deslizamentos, alagamentos, vendavais e remoções em áreas de risco. Os casos devem ser reconhecidos pela Defesa Civil do DF. O pagamento será feito uma única vez por núcleo familiar.
O deputado Iolando (MDB) defendeu a iniciativa. “O programa vai oferecer apoio financeiro de R$ 15 mil para as famílias que perderam suas casas em desastres. É um projeto de grande magnitude para os mais carentes do DF”, afirmou.
A deputada Paula Belmonte (Cidadania) também destacou o aspecto social da medida. “Esse projeto traz dignidade. A liberdade de reconstruir a própria casa fortalece o sentimento de pertencimento”, disse.
Jaqueline Silva (MDB) ressaltou o impacto na economia local. “A proposta também aquece o setor de madeireiras”, comentou.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025