
Foto: Nelson Almeida/AFP
Reprovação ao governo Lula chega a 44% e atinge maior nível do mandato, aponta PoderData
Levantamento divulgado nesta terça-feira (3) pelo instituto PoderData mostra que 44% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo. É o maior índice de rejeição registrado desde o início do atual mandato.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em 218 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Em relação ao levantamento anterior, realizado em março, a avaliação negativa subiu três pontos (de 41% para 44%). Já os percentuais de avaliação “regular” e “ótimo ou bom” recuaram dois pontos cada: de 34% para 32%, e de 22% para 20%, respectivamente. Os que não souberam responder mantiveram-se em 3%.
O índice atual de rejeição supera o registrado em janeiro de 2023, quando o governo foi considerado ruim ou péssimo por 43% dos entrevistados. Desde então, os índices vinham se mantendo estáveis, até registrarem uma nova alta no início de junho.
A coleta foi feita por telefone, tanto fixo quanto móvel, com distribuição proporcional à população de cada região do País. A metodologia é a mesma utilizada regularmente pelo instituto para aferir a popularidade de governos federais.
Da Redação
- Base de Lula recorre ao STF para manter derrota do governo sobre o IOF - 3 de julho de 2025
- Fraga endurece regras de progressão de pena para crimes hediondos em projeto aprovado na Câmara - 3 de julho de 2025
- Celina: ‘Acordo com TJDFT é passo para justiça e moradia digna’ - 2 de julho de 2025