
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Justiça dá dez dias para União explicar gasto com show em jantar na França para Lula
A Justiça Federal no Distrito Federal determinou que a União preste esclarecimentos sobre a contratação da cantora Roberta Sá para um jantar oferecido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Paris. O evento, realizado na semana passada, custou R$ 168 mil aos cofres públicos.
A decisão é do juiz Gabriel Zago de Paiva, da 16ª Vara Federal, que estabeleceu prazo de dez dias para a resposta. A ação foi apresentada pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE), que pede a suspensão do pagamento e a realização de auditoria pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Apesar do pedido, o magistrado negou liminar para barrar o repasse. “Faz-se necessário melhor esclarecimento dos fatos para a formação do convencimento deste juízo”, afirmou, em despacho. O juiz condicionou a análise do pedido a um contraditório mínimo entre as partes.
O contrato foi formalizado pelo Ministério da Cultura, que justificou a despesa como parte das comemorações pelos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. A contratação, publicada no Diário Oficial da União, inclui, segundo a pasta, todos os custos com apresentação, equipe e logística.
A apresentação faz parte da Temporada Cultural Brasil-França 2025, que terá mais de 300 eventos em 50 cidades da França até setembro. De agosto a dezembro, a programação continua no Brasil, com ações organizadas pelo Itamaraty e pelo Ministério da Cultura.
Da Redação
- CÂMARA: Projeto relatado por Julio Cesar prevê aplicativo nacional de segurança pública - 4 de julho de 2025
- Com avanço no Nordeste, BRB assume folha de pagamento da Prefeitura de Maceió - 4 de julho de 2025
- GDF: Celina entrega certificados e lança capacitação digital - 4 de julho de 2025